.

quarta-feira, 6 de março de 2013

"Disse Deus: Haja luz; e houve luz." Gn 1.3
 É extremamente divertido estudar mitologia. Quando você começa a estudar você entende a maneira que os povos viam e entendiam o mundo. E quando se para e olha as mitologias de lugares distantes e sem contato ao longo da história, conseguimos enxergar como o mundo a nossa volta nos molda. E se tratando de sociedades antigas, molda e se mostra. É incrível ver como tanta gente de tanto lugar olha pro mundo e tem visões tão parecidas. E uma questão de grande repetição ao longo das civilizações é a adoração aos deuses, e deuses que são ou representam algo da natureza... O Sol (luz) tendo sempre grande destaque.

"Mas afinal, o sol da início ao dia, ilumina a todos para conseguirmos ver, sem o sol as plantas não se desenvolveriam, o mundo seria frio, escuro. Alem de que ir pra uma praia com um sol massa, e aproveitar com os amigos é ótimo. O mundo seria um lugar meio triste sem o sol. Se o sol é tão necessário, importante, destacado, o sol deve ser lembrado como é devido já que recebemos tantas coisas dele."

É assim que pensaram muitas das pessoas que viveram tanto tempo atrás, e tão longe umas das outras. Mas chegaram a mesma poética conclusão... Completamente errada, conclusão.

O fato esquecido em toda essa grande teoria, é que o sol pode fazer tanto quanto ele quiser, e ótimo. Mas o sol só faz qualquer coisa se existir. 

Isso nos leva ao terceiro versículo da Santa Palavra. 

"Disse"... Vê que lindo. Antes do sol existiu alguém falando. Uma voz "dizendo". Quem disse?! "Deus". Deus é tão grande que Ele antes de existir o sol que nos dá tanto, Ele estava lá, e estava coordenando a criação. Ele nesse início, diz algo tão simples. Uma frase, objetiva, direta. "Haja luz".

O sol nos fornece muita coisa?! O sol só existe pois foi ordenado.

O poder do Pai Celeste é tão grande que Ele gera o universo a partir de sua livre e pura Vontade. E o universo (que não ta louco de desobedecer) começa. (Gn 1.1). E através de uma ordem o Sol, adorado por tantos surge.

E o sol surge, pois "houve luz". Não somente Deus tem autoridade para ordenar a Criação, como tem o poder. "Os céus por sua palavra se fizeram, e, pelo sopro de sua boca, o exército deles." Sl 33.6

Deus é soberano sobre todas as coisas. E não há nada nesse mundo que possa substituí-lo. Nem sol, nem céu, nem estrelas, mares, ventos, morte ou vida, pessoas ou lugares.

E o grande problema a nossa volta é a substituição de Deus. Os antigos trocavam por vários deuses, cada um controlando algo na Natureza (que também era considerada uma deusa em algumas culturas). E estavam errados. Mas não somente eles. Hoje, nós, trocamos Deus, e por várias coisas. Trocamos Deus por falta de tempo, para sair, para dormir, brincar, estudar. Trocamos Deus por dinheiro, status, poder. Deus é deixado de lado, e assim nós buscamos nossos interesses, e quando lembramos dEle, é por causa de algo errado na vida, e chegamos para Deus querendo que Ele, como o sol, saia no horizonte e nos ilumine. E assim tudo ficará bem. 

Mas Deus é Deus, Aquele que criou todas as coisas. Inclusive a mim e a você. E por isso Ele vem Primeiro, e nós viemos em Segundo. Somos Segundo Lugar, e nossos interesses e ideias são Segundo Lugar, pois antes de tudo, vem o Criador... 

Deus é o Princípio. Deus estava no Princípio. Deus era antes do Princípio

"No princípio criou Deus os céus e a terra." Gn 1.1

Texto por Hugo Ferreira
Categories: ,

0 comentários:

Postar um comentário