Segunda-feira
Provérbios 27
Como na água o rosto corresponde ao rosto, assim o coração do homem ao homem. Provérbios 27:19
Devemos olhar para Deus como se ele fosse o nosso maior tesouro, “Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração." Mateus 6:21. Nós somos facilmente enganados por nossos desejos, “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” Jeremias 17:9. Nem nós mesmos nos conhecemos direito, não sabemos até que ponto podemos chegar, somos como um barril de pólvora, a nossa natureza e o potencial destrutivo anda sempre conosco, faz parte de nossa natureza, enquanto tentamos destruir outras pessoas, sem perceber nos destruímos juntamente com eles. Somos uma verdadeira bomba, é por isso que coríntios fala que “aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!”. Somente Deus nos conhece por dentro e por fora, ele nos fez e nos deu uma nova natureza, a natureza espiritual, “... se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” Quando obtemos a segunda natureza divina, conseguimos resistir ao diabo através do espírito santo. Quando éramos escravos do pecado seguíamos uma só lei, a lei da carne, mas agora que estamos livres através de Cristo, somos livres e direcionados para buscar a Deus ou dar lugar ao pecado. Temos liberdade para fazer o bem, mas ainda possuímos as duas naturezas. Pois como Paulo disse: “Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros." Romanos 7:22-23. Paulo sabia de sua condição de homem, enquanto não recebermos o corpo glorificado do céu, possuiremos nossas limitações. Mas não podemos limitar o agir de Deus que age com misericórdia a nosso favor, pois como está escrito: “Se, pois, o Filho (Cristo) vos libertar, verdadeiramente sereis livres." Devemos buscar forças em Deus para lutar contra nossa natureza, caso contrario, retornaremos a viver semelhantemente como antes, como vendidos pelos próprios desejos e tentações do pecado.
“Os olhos são a candeia do corpo. Quando os seus olhos forem bons, igualmente todo o seu corpo estará cheio de luz. Mas quando forem maus, igualmente o seu corpo estará cheio de trevas." Lucas 11:34.
Terça-feira
Provérbios 28
“Os que desamparam a lei louvam o perverso, mas os que guardam a lei se indignam contra ele.” Pv 28.4
Provérbios nesse capitulo fala sobre a atitude diante da integridade e justiça. No início, fala sobre como agem as pessoas diante das leis. “Fogem os perversos, sem que ninguém os persiga;” Pv18.1 ... Todos nós sabemos quando estamos fazendo o errado, é por isso q escolhemos um lugar isolado, o escuro, ou algo assim... Ninguém faz o errado abertamente, sabemos que existem consequências e por isso tentamos esconder o que fizemos, ou preparar justificativas, e ficamos sempre desconfiados de quem alguém vá descobrir, o medo domina. O texto continua e nos fala de como é melhor seguir a lei, e para nós Filhos de Deus, é extremamente importante se manter reto, provérbios diz: “O que guarda a lei é filho prudente, mas o companheiro de libertinos envergonha a seu pai” Pv 28.7; vê como é importante não ignorar A Palavra?! Ao fazer isso você “envergonha seu Pai”... Envergonha a Deus, Aquele que “apenas” deu seu único Filho, por nós. “O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até sua oração será abominável” Pv 28.9; Deus nos da a ordem clara de seguir a lei, se esta ordem é ignorada e você, sem se importar com isso, ainda vai a Deus e ora, você é hipócrita, somos na verdade, desobedecer a Deus e ainda desejar ter comunhão com Ele, não dá. Vê como é importante?! E note que lei, tem l minúsculo, não estamos falando apenas da Lei de Deus, Deus diz que institui toda autoridade, isso também é sobre os lideres do governo, municipais, estaduais, federais, internacionais... As leis por eles feitas também devem ser obedecidas e se não forem, também trazem essas consequências.
Seguir a lei é de extrema importância. Pv 28.10 traz uma outra advertência a esse respeito, quebrar as leis, não traz consequências apenas sobre você, mas somos exemplos para outras pessoas, e devemos ser bons exemplos e não “Pedra de tropeço”. “O que desvia os retos para o mau caminho, ele mesmo cairá na cova que fez, mas os íntegros herdarão o bem” Pv 28.10; Não leve outros para o mau caminho com você, você irá condená-los as mesmas consequências ruins que você terá.
Quarta-feira
Provérbios 29
‘’ Quando os maus se multiplicam, multiplica-se o pecado, mas os justos verão a sua queda’’ Pv 29.16
O capítulo 29, não muito diferente dos outros, nos dá várias instruções de como agir como Cristãos nesse mundo. Mas algo que nos chama atenção, é que ao longo do capítulo observamos que ele começa a fazer a separação dos justos com os demais e também, as consequências que irão sofrer.
É bastante notável a presença da palavra ‘’justos’’ em quase todos os versículos, mas será que realmente sabemos o que e o que seria um homem justo?! Ou talvez, o que tornaria um homem justo?! Temos a resposta no próprio capítulo, que nos diz quais são as atitudes deste: procuram saber a necessidade dos outros, procuram viver em paz, são honestos, não criam confusões, controlam suas reações, odeiam a maldade dos perversos, procuram obedecer a lei e entre outros. (VS: 7-13)
Mas para que então somos instruídos sobre os homens justo? Está obvio que não é em vão, essas atitudes agradam a Deus e como seus filhos devemos procurar sempre agradar ao Pai antes de qualquer coisa, nos tornando ‘’justos’’ perante aos seus olhos.
Temos e conhecemos a sua lei e devemos guarda-las em nossos corações para não pecar contra Ele. (Sl 119:11) Este capítulo começa assim: ‘’O homem que é corrigido muitas vezes E NÃO MUDA será derrubado violentamente, de repente, e não haverá a recuperação para ele’’ .
Percebe o quanto é importante o conhecimento da palavra de Deus para que possamos agradar a Ele e também a importância da correção?! Devemos lembrar que a correção não é algo ruim e sim algo que nos edifica em Cristo, nos torna melhores, procurando sempre ser a sua imagem e semelhança. Ela não é somente importante, como também necessária. Pois assim nos foi alertado:
‘’ A vara da correção dá sabedoria, mas a criança que faz o que desejar envergonha a sua mãe’’ (VS:15) ou ainda ‘’Corrija o seu filho quando for necessário, e ele dará descanso e tranquilidade á sua alma’’ (VS:17)
Não devemos portanto, fechar os olhos para os nossos pecados, e daqueles ao nosso redor, e nos acomodarmos a eles, deixando-os nos escravizar. Lembremo-nos das leis que nos foi instruída pelo nosso Deus que nos criou e amou, e por tanto amar, nos diz como nos tornamos agradáveis a Ele e não ao mundo, o que deve ser sempre nosso objetivo.
Quinta-feira
Provérbios 30
"Quem subiu ao céu e desceu? Quem encerrou os ventos nos seus punhos? Quem amarrou as águas numa roupa? Quem estabeleceu todas as extremidades da terra? Qual é o seu nome? E qual é o nome de seu filho, se é que o sabes? Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele. Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso."
Provérbios 30:4-6
Temos que ser humildes e admitir a nossa falta de explicações e de conhecimento pleno de Deus, quando paramos para pensar é neste ponto que começamos a perceber como Deus é infinito e nós somos tão finitos. Devemos lembrar que "O que sabemos é uma gota e o que ignoramos é um oceano" Isaac Newton quando cunhou esta frase tinha em mente o mundo natural, agora se somarmos o que é sobrenatural seremos engolidos pelo buraco-negro da nossa ignorância e o que nos resta? Admitir que somos nada, dependemos do favor divino para tudo, também nos resta prostrar diante de Deus, nos colocar na nossa posição de pecadores necessitados da graça divina.
Há uma geração que amaldiçoa a seu pai, e que não bendiz a sua mãe.
Há uma geração que é pura aos seus próprios olhos, mas que nunca foi lavada da sua imundícia.
Há uma geração cujos olhos são altivos, e as suas pálpebras são sempre levantadas.
Há uma geração cujos dentes são espadas, e cujas queixadas são facas, para consumirem da terra os aflitos, e os necessitados dentre os homens.
Provérbios 30:11-14
Pensamentos a respeito de uma geração má que são tão atuais, como tem sido nosso comportamento diante desta geração? A carapuça serviu? Será que estamos influenciando a nossa geração ou estamos sendo influenciados por ela? Devemos honrar nossos pais, devemos cultivar a humildade, nossas palavras devem gerar cura nas almas, não agravar as feridas e devemos confiar na justificação propiciada por Deus e não por nossas obras.
Sexta-feira
Provérbios 31
Provérbios 31
"Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias." Pv 31.10
E hoje concluindo nossos estudos sobre provérbios, nao podíamos citar sobre outra coisa que nao fosse a mulher virtuosa que é falada do versículo 10 ao 31! Mesmo sabendo que esse versículo é direcionado a mulher, que toda mulher deve ser e a esposa que todo homem tem que procurar, podemos tirar para nossas vidas muitos ensinamentos!
Como por exemplo, ele fala no versículo 8 e 9, sobre a defesa dos desamparados, que por nao terem ninguém por eles, nos como filhos de Deus tenho que apoiar a eles, assim como Jesus fez em seu ministério quando veio a terra!
Mas voltando o nosso foco da mulher virtuosa, aprendemos com ela que para se tornar tudo isso que esta no texto (carinhosa, atenciosa, sabia e etc), ela precisa apenas ser temente a Deus! Ela, antes de qualquer coisa, coloca Deus em primeiro lugar na sua vida, o que faz com que todo o resto seja abençoando pelo Senhor!
Então moçada, vamos parar de procurar pessoas apenas pela aparência e pelo o que elas podem nos oferecer; vamos procurar pessoas que tenham os olhos e o coração voltados para as Escrituras e para Deus, como servo fiel e obediente!
0 comentários:
Postar um comentário