.

terça-feira, 30 de abril de 2013


“Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca;” Ap 3:15-16 
Estas palavras acima foram muito duras para a igreja de Laodicéia, principalmente pelo fato de terem sido ditas pelo Senhor aos seus seguidores. De fato, nenhum servo de Cristo deseja ouvir uma palavra de desagrado ou reprovação, e por isso precisamos entender qual era o problema existente na igreja de Laodicéia. 

O texto bíblico citado tem sido muito usado em nossos dias, especialmente para fazer referência à rejeição de Deus a um culto morno, sem animação, emoção, gritos e tudo mais. Será que o texto fala sobre isto? 

Em primeiro lugar, precisamos perceber que o texto fala sobre as obras de modo geral, e não apenas sobre o momento específico do culto ao Senhor. Portanto, se quem aplica este texto ao culto, também deve aplicá-lo ao dia a dia da vida, e isto implica em viver “quente” em todo tempo, seja no trabalho, nas lutas, nas dificuldades e inclusive no velório. 

Em segundo lugar, precisamos definir o que significa ser morno à luz do texto. O erro da igreja de Laodicéia estava na soberba em não buscar mais de Deus, pois eles entendiam e afirmavam: “não preciso de coisa alguma” (v.17). De fato este problema é bem atual, pois vivemos dias em que pessoas pensam não precisar mais da Palavra de Deus, do aprendizado do Senhor e de arrependimento. Os evangélicos dos dias atuais são constantemente acusados de soberba e ignorância. 

Em terceiro lugar, podemos aplicar este texto bíblico aos cultos baseados nas emoções, pois revelam meninice no conhecimento da Palavra de Deus (1Co 14:20-21). Estes cultos não são orientados pela Palavra, e isto revela soberba e ignorância. Precisamos olhar para a Palavra de Deus para aprendermos Dele, sermos orientados pelo Senhor, e por isso cultuarmos colocando a Palavra no centro do culto (1Co 14:1,19). 

Vocês gostam de culto morno? não, gostamos bem quente, seguindo a Palavra, pois devemos servir a Deus “com reverência e santo temor; porque o nosso Deus é fogo consumidor” (Hb 12:28-29). 



Texto por Rev. Rodrigo Castro

0 comentários:

Postar um comentário